2 de jan. de 2011

Encontro de Sanfoneiros de São Paulo

Recebemos um e-mail do amigo Everaldo Santana, sobre o Encontro de Sanfoneiros realizado no Bar do Lene, localizado no Jardim São Vicente, bairro de Embu das Artes - SP. O evento, em sua sétima edição, reuniu  significativos representantes da arte da sanfona de oito baixos.
Ao lado do Rio de Janeiro, São Paulo foi um importante centro econômico de deslocamento de populações nordestinas. Neste contexto, em meados da década de 1950, como bem esclarece o musicólogo José Ramos Tinhorão, "na esteira da eufórica construção da nova capital e da corrida imobiliária paralela a explosão industrial na região centro-sul, os forrós constituíram um curioso exemplo de acomodação de interesses e expectativas culturais". Entre os forrós mais importantes surgidos neste contexto, podemos citar o "Forró do Xavier" em Botafogo,Rio de Janeiro, e o "Forró do Pedro" na Vila Carioca, em São Paulo.Sendo este último, de propriedade de Pedro Sertanejo. 
Em decorrência do contínuo processo de deslocamento de trabalhadores nordestinos aos grandes centros, houve uma verdadeira proliferação destes forrós na decada de 1960 e o consequente surgimento de um segmento fonográfico. Entre as atrações promovidas nestes forrós, estavam os solistas de sanfona de 8 baixos. Alguns deles, conseguiram contratos de exclusividade com gravadoras multinacionais, como foi o caso de Gerson Filho, Abdias e Zé Calixto. 
Com o surgimento de novas tendências mercadológicas, a música instrumental de sanfona de 8 baixos foi perdendo sua representatividade, mas de modo algum, deixou de existir enquanto fenômeno cultural. São Paulo, como nos demontra Everaldo Santana através, ainda conserva um importante movimento de sanfoneiros de 8 baixos nordestinos ou de origem nordestina, que continuam a se reunir, através de suas próprias forças, para compartilharem e consequentemente, estimularem suas artes. 
Esperamos estar presentes ao próximo Encontro de Sanfoneiros promovido pro Lene dos 8 baixos. Daqui do Rio de Janeiro, meus votos de um Feliz Ano Novo, de muita saúde e prosperidade ao fole de 8 baixos em São Paulo e em todo o Brasil!
Leo Rugero

Abaixo, transcrevo a carta de nosso amigo, Everaldo Santana.


Leo,
Visitei o seu Blog “Sanfonas de 8 Baixos” e gostei, parabéns pelo trabalho.

No dia 11 de Dezembro de 2010 aconteceu o 7º Encontro de Sanfoneiros, Evento promovido pelo Lene dos 8 Baixos. Este encontro aconteceu no Bar do Lene no Jardim São Vicente – Embu das Artes. Estiveram presentes vários Sanfoneiros e Percussionistas.
Sanfoneiros:
Zé Henrique dos 8 Baixos - Zé Honório dos 8 Baixos – Manuel Honório dos 8 Baixos (irmão de Zé Honório) – Tranqüilo dos 8 Baixos – Dudu dos 8 Baixos – Sival dos 8 Baixos – Téo dos 8 Baixos – Estevam dos 8 Baixos – Manoel Azóio dos 8 Baixos e Manoel do Acordeom.
Percussionistas:
Boi do Zabumba – Zinho do Zabumba – Aurino dos 8 Baixos e Airton dos 8 Baixos (filho de Zé Henrique)

Eu estive presente junto com o Adão Sanfoneiro, que você já conhece e gravamos muitos Vídeos e tiramos várias fotos. Eu enviei para o Yotube um vídeo de cada safoneiro. Já que você também está divulgando a Sanfona de 8 Baixos, estou lhe enviando os Links dos Vídeos.

Manoel Honório
http://www.youtube.com/watch?v=ro2ktzzc61c        - 7º Encontro de Sanfoneiros

Manoel do Acordeom
http://www.youtube.com/watch?v=T6o30YFeiis       - 7º Encontro de Sanfoneiros

Tico dos 8 Baixos
http://www.youtube.com/watch?v=cjmN9Re1ZBg    - 7º Encontro de Sanfoneiros

Sival dos 8 Baixos
http://www.youtube.com/watch?v=z74PKcMs8Zo   - 7º Encontro de Sanfoneiros

Zé Henrique dos 8 Baixos
http://www.youtube.com/watch?v=L_6OP7Pk-o8    - 7º Encontro de Sanfoneiros

Zé Honório
http://www.youtube.com/watch?v=XXGYc3ePFNs   - 7º Encontro de Sanfoneiros

Dudu dos 8 Baixos
http://www.youtube.com/watch?v=xv-4588Wd_M      - 7º Encontro de Sanfoneiros

Lene dos 8 Baixos
http://www.youtube.com/watch?v=833sNXbLQLk     - 7º Encontro de Sanfoneiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário