28 de fev. de 2011

Abdias no Forró

José Abdias de Farias, ou simplesmente Abdias, como se tornou conhecido, nasceu em Taperoá, Paraíba, em 13 de Outubro de 1933, vindo a falecer em 3 de Março de 1991. Foi casado com Marinês - "A Rainha do Xaxado", sendo fruto deste matrimônio  o destacado acordeonista Marcos Farias,
Indubitavelmente, Abdias foi um dos grandes vultos históricos da sanfona de oito baixos, consagrando - se como solista em carreira discográfica que principia com o disco que aqui apresentamos. 
Contra a vontade paterna, Abdias começou a despertar interesse pelo instrumento aos 6 anos de idade. Seu pai, Alípio, era conhecedor de vasto repertório, além  de instrumentista destacado nos bailes de Taperoá e arredores. Portanto, Abdias vinha de boa cepa. Ao lado de Zé Calixto, foi o responsável pela divulgação do estilo paraibano deste instrumento, na virada da década de 1960. Inicialmente, destaca - se como acordeonista, acompanhando Marinês e seguindo em caravana pelo Brasil com o "Rei do Baião" Luiz Gonzaga. Somente em 1960, retoma a sanfona de oito baixos e começa a divulgar o repertório dos "sambas de fole" de sua terra natal. Parte deste precioso repertório é gravado neste álbum de estréia, no qual Abdias demonstra algumas caracteristicas que lhe acompanhariam por toda a carreira profissional, sobretudo a clareza na maneira que articula as notas de seu instrumento. No acompanhamento, destaque para o regional de Canhoto, com Dino 7 cordas ao violão, Meira no violão de seis cordas, Canhoto no cavaquinho e grupo de percussionistas não creditado. Também há a participação de coro nas músicas com letra, embora o disco seja predominantemente instrumental.

Abdias, se não tivesse deixado uma obra discográfica com cerca de trinta itens de "tirar o chapéu", poderia ter se bastado com este álbum de estréia pela Columbia - CBS, em 1961: "Abdias no forró". 










2 comentários: