3 de mai. de 2011

Gilberto Monteiro

O gaiteiro  gaúcho Gilberto Monteiro, embora tenha uma discografia relativamente discreta, é um compositor influente, tendo, algumas de suas composições adquirido prestígio no repertório gaúcho. Sua música, embora apresente particularidades que lhe conferem um valor único, espelham  carcteristicas gerais da música gaúcha fronteiriça.
"Pra ti Guria" foi lançado originalmente em 1987, pela gravadora Continental, e apresenta aquele que considero o elemento mais marcante de sua performance, que é a força expressiva de sua interpretação. Infelizmente, não tive a oportunidade de ouvir a Gilberto Monteiro em apresentações ao vivo, mas pude assistir alguns videos deste instrumentista - inclusive, sua participação estupenda no longa-metragem "O Milagre de Santa Luzia. O que talvez mais tenha despertado meu interesse é sua concentração - ele toca a maior parte do tempo de olhos fechados, e o trabalho interpretativo sofisticado, basta fechar os olhos e ouvir atentamente a cada nuance. Esta força dramática estå presente sobretudo na faixa de abertura, "Prelúdio para um beija-flor". Em "Pra ti guria", o trabalho de oscilação do som com a mão esquerda produzindo um lento vibrato é realizado de forma impecável. Algumas músicas trazem o som dos bailes, dos ranchos, revelando o aspecto de seu trabalho que se coaduna com as danças gaúchas, tal como "Os zóio da véia" e "Entrevero de Alpergata" e "Unistalda Campeira".
Este disco também traz como curiosidade o fato de ter sido gravado em Buenos Aires, Argentina, e conta como convidados especiais, Antonio Tarrago Ros (faixa 8) e Raulito Barbosa (faixa 5). Os músicos participantes são: Rodolfo Regunaga (percussão), Mono Pereira (guitarón e violão), José Bragato (cello), Alfredo Ramos (baixo), Angel D`Avila (Ovation e violão), Tapon Garcia (Sapucaí), Lucio Aynel (violão) e Pedro Guerra (violão);
Este trabalho é uma mostra das imensas possibilidades de uma pequena gaita-ponto de oito baixos nas mãos de um instrumentista habilidoso e, sobretudo, inspirado.



http://www.2shared.com/file/RZM86uCo/Gilberto_Monteiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário