20 de mai. de 2011

Pedro Sertanejo - União dos Palmares

Lembrar de Pedro Sertanejo é rememorar a própria história dos forrós enquanto espaços de sociabilidade e divertimento do nordestino emigrado. O "Forró do Pedro" e a gravadora "Tropicana" são dois baluartes representativos da dedicação de Pedro Sertanejo na rede social do forró entre as decadas de 1960 e 1980.Porém, paralelo a isso, não devemos esquecer de sua contribuição significativa ao percurso da sanfona de oito baixos. Filho de Aureliano e pai de Oswaldinho do Acordeon, Pedro Sertanejo está no núcleo dos "clãs musicais" que identificam as linhas mestras da sanfona de oito baixos na região Nordeste. Com o êxito de "Roseira do Norte", um aceleradíssimo xote, em parceria com Zé Gonzaga, consolidou sua reputação de sanfoneiro em meados da década de 1950.
"União dos Palmares", editado através do selo Musicolor em 1971, é uma importante contribuição na discografia de música instrumental para sanfona de oito baixos. Neste disco, se reflete uma mistura do forró instrumental com elementos da música ítalo-caipira paulista, o que fica evidenciado pela presença de uma viola em algumas faixas. Aliás, esta preocupação norteava o trabalho de Pedro durante a década de 1970, o que se reforça pela presença eem alguns de seus discos desta época, da dupla caipira Mestiça & Zulmara, com o belo dueto em terças paralelas, tão característico, e a inclusão de temas que evocassem o reisado, a folia de reis, etc...
Mas "União dos Palmares" não é apenas isso. É também mais uma mostra do estilo peculiar deste músico, que nesta gravação utiliza uma Todeschini 24 baixos com três carreiras de botões. O acompanhamento é realizado por regional - cavaquinho, violões e percussão, com destaque para o violeiro oculto, devido à ausência de ficha técnica.

Leo Rugero

Petrópolis, 20 de maio de 2011






http://www.4shared.com/file/IbF2TLDs/Pedro_Sertanejo_-_Forro_em_Pal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário