22 de ago. de 2011

Encontro dos 8 baixos


Segue abaixo, o e-mail que recebi de João Bento, relatando alguns momentos emocionantes do Encontro dos 8 baixos realizado em Caruaru.



Leo, bom dia!

Leo, o evento que promovemos foi um sucesso. Conseguimos unir o Brasil inteiro em torno de um instrumento tão belo e tão simples: a sanfona de 8 baixos.

Ver, por exemplo, Renato Borghetti com o nosso aluno Ivison, tocando no mesmo palco e ainda a música sendo a Asa Branca de Luiz Gonzaga, é por demais emocionante. Aliás, essa palavra foi a que mais ouvimos nesses dois dias nos quais aconteceu o ENCONTRO DOS 8 BAIXOS.

Na sede, as crianças tocando várias músicas fizeram mestres, como Zé Calixto, o maior nome dessa Sanfona, chorar. Num dado momento ele percebeu que aquele instrumento que ele carrega no peito há mais de 50 anos e que por várias vezes já tinha mostrado sinais que extinção, tinha agora um novo sopro de renovação.

Leo, depois escrevo mais! Muito obrigado!

Crédito das fotos: Renato e Heleno: João Bento
Mestres no palco: Antonio Preggo

abs,


 João Bento


3 comentários:

  1. Leo,
    Fico contente em ver que está aumentando o números de defensores em prol da Sanfona de 8 Baixos. Ontem estive com o Luizinho Calixto que veio a São Paulo e aproveitou para ver de perto o trabalho que o Lene e o Tico dos 8 Baixos estão fazendo em prol da Sanfoninha.

    ResponderExcluir
  2. Leo,
    Conversei bastante com Luizinho Calixto que elogiou muito o trabalho do Heleno dos 8 Baixos, e acredita como eu, que Ivson será um grande sanfoneiro de 8 Baixos.

    ResponderExcluir
  3. Everaldo,

    fiquei muito impressionado com o Antônio da Mutuca também. Ele é um pouco mais velho que Ivison, e foi aluno de Luizinho Calixto através da FUNDARPE. Sem dúvida, o cenário da sanfona está mudando positivamente, já não é possível falar em extinção. O Luizinho Calixto é uma pessoa especial, entrevistei-o no Rio de Janeiro, em 2010, foram horas de conversa. Além disso, é um instrumentista completo em termos técnicos, até mesmo o Zé Calixto levanta o chapéu para ele!

    ResponderExcluir