11 de set. de 2011

Leo Rugero & João Torquato



Este video foi gravado em 2004 para o programa "Prata da Casa" da TV Vila Imperial de Petrópolis com Leo Rugero (violino), João Torquato (sanfona de oito baixos) e Anderson Sabadine (percussão). A música é o "Calango da Canela", bem ao estilo de sanfona calangueada da região serrana e norte fluminense, e uma das músicas prediletas do repertório de João Torquato.
João Torquato (1953 - 2006) foi um sanfoneiro de oito baixos natural de Petrópolis, Rio de Janeiro. Atuou basicamente nos bailes de calango que vieram a fenecer na década de 1990, substituidos por outras práticas musicais. Em 2004, João  participou de algumas apresentações que realizei no Centro de Cultura de Petrópolis - Sala Afonso Arinos e  no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro. Nestas ocasiões, foi muito aplaudido pelo público. Veio a falecer não muito tempo depois, por motivo de saúde.
Devo a João Torquato minha aproximação inicial com a sanfona de oito baixos. Também foi um grande amigo e vizinho, de quem guardo saudosas recordações. Músico inspirado e grande criatura humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário