27 de fev. de 2012

Eugênio de Assis e sua sanfona Pé de Bode - Passo Largo

A sanfona de oito baixos na região Centro-Oeste parece ter sido ofuscada. No entanto, aos poucos, sobretudo através da Internet, surgem alguns lampejos sobre a prática deste instrumento nesta região. É o caso de Eugênio de Assis. Infelizmente, não disponho de nenhuma informação biográfica sobre este sanfoneiro, senão o fato dele ser o pai de dois integrantes da dupla caipira "Os filhos de Goiás, que exerceu certa influência na década de 1970.
"Passo Largo" com Eugênio de Assis e sua sanfona Pé de Bode, é um interessante demonstrativo da sanfona do Brasil Central. No disco, o predomínio das linhas marcadas pelo baixo acentua os caminhos da música sertaneja, revelando forte influência do country norte-americano. O uso de terças paralelas e melodias bem delineadas são característica da música caipira.


Provavelmente, a sanfona utilizada por Eugênio de Assis é o instrumento que aparece na contracapa do disco, uma Todeschini azulada na afinação natural, combinação de tonalidades de sol e dó. Curiosamente, aprendi as primeiras lições num instrumento idêntico a este.
Aqueles que porventura, tenham alguma informação a respeito de Eugênio de Assis, por favor, entrem em contato conosco. Juntos poderemos ajudar a encontrar mais um pedaço deste quebra-cabeça que é a história da sanfona de oito baixos no Brasil.




11 - Rancheira do povo (Eugênio de Assis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário