19 de nov. de 2013

Leo Rugero - No Festival Rootstok 2013



Publicado em 18/11/2013 texto de Everaldo Santana

Obrigado Everaldo Santana, por ter prestigiado as apresentações de sanfona de oito baixos e o lançamento do filme "Com Respeito aos Oito Baixos" no Festival Rootstock 2013, captando e editando trechos das apresentações de Léo Rugero e Lene dos Oito Baixos. Fundamental a presença de pessoas como você para fortificar o reaquecimento do fole de oito baixos no contexto dos forrós.


Leo Rugero é Cineasta e Músico; há mais de 5 anos que ele está envolvido com projetos em prol da Sanfona de 8 Baixos. Primeiro escreveu um livro e agora fez um filme "Com Respeito aos 8 Baixos" onde narra toda a trajetória da Sanfona de 8 Baixos, passando por Januário pai do Luiz Gonzaga, João de Deus pai do Zé Calixto, e todos os Sanfoneiro da Família Calixto. O filme tem as participações de membros da Família Gonzaga, família Calixto, Abdias, Geraldo Correia e vários outros Sanfoneiros. O filme foi rodado nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. O Leo já apresentou o Filme no Nordeste, Rio de Janeiro e veio a São Paulo para apresentar o Filme durante o Festival Rootstok.
Estive com o Leo Rugero no festival Rootstok e senti que temos algo em comum: gostamos demais da Sanfoninha de 8 Baixos. Ele começou tocando 8 Baixos com afinação Natural no estilo "Gaita Ponto" usado no Sul do Brasil. Como ele narra no seu Filme, depois que conheceu Zé Calixto sua vida mudou e passou a gostar mais ainda do Fole de 8 Baixos. Comprou outra Sanfona e deu para Arlindo dos 8 Baixos fazer o transporte de afinação no estilo nordestino, a mesma afinação usada pela grande maioria dos tocadores de 8 Baixos inclusive o próprio Arlindo, Zé Calixto, Geraldo Correia e muitos outros. Atualmente o Leo toca em duas afinações diferentes da Sanfona de 8 Baixos e ministra aulas deste instrumento; ele esta envolvido em um projeto da Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro.
Na sua apresentação no Festival Rootstok o Leo tocou músicas do Januário pai do Gonzagão e até Forró do Zé Calixto.

Um comentário:

  1. Leo, não conheço ninguém que tenha feito o que você fez pelo Fole de 8 Baixos até o presente momento.

    ResponderExcluir