Léo Rugero


Leonardo Rugero Peres (Léo Rugero) nasceu em Santo André, São Paulo, em dezembro de 1971.No entanto, chegou ao Rio de Janeiro com a família em 1974, quando ainda não contava quatro anos de idade.
A música guiou seus passos desde cedo e na infância seus primeiros instrumentos foram o violão e o orgão elétrico.
Sua carreira artística tem sido identificada pela pesquisa musicológica associada à criação, o que se reflete em sua atividade profissional como etnomusicólogo, compositor, arranjador, educador, produtor cinematográfico e multiinstrumentista (violino, viola clássica, acordeon, sanfona de oito baixos, violão, piano, viola caipira e percussão).
Mestre em etnomusicologia pela Escola de Música da UFRJ em 2011, com a dissertação “Com Respeito aos oito baixos – Um Estudo etnomusicológico sobre o estilo nordestino da sanfona de oito baixos”, Léo Rugero é  bacharel em violão clássico pelo Conservatório Brasileiro de Música, tendo se graduado em 2008 na classe do professor Paulo Pedrassoli.
Dedica-se à pesquisa pioneira sobre a sanfona de oito baixos no Brasil desde 2007. Em 2012, foi contemplado com os prêmios “Centenário de Luiz Gonzaga 2012” e “Produção Critica em Música”, ambos pela FUNARTE, para realização de um filme documentário e um livro sobre a tradição nordestina da sanfona de oito baixos. 
Ao longo de sua carreira artística, tem participado como instrumentista e arranjador em produções fonográficas. Como compositor, tem sido responsável por trilhas sonoras originais para teatro, televisão e filmes documentários.
Em seu trabalho como instrumentista, tem se destacado como violinista, amalgamando a tradição popular da rabeca nordestina ao instrumento, atuando em gravações fonográficas, trilhas sonoras, espetáculos teatrais e concertos com renomados artistas da música instrumental brasileira.
Porém, tem sido através do acordeon e da sanfona de oito baixos que tem mais expressado sua musicalidade, através de um profundo trabalho de pesquisa musicológica e aprendizado com eminentes mestres das práticas tradicionais que envolvem a sanfona de oito baixos.
Desde 2009, coordena o blog "Sanfona de Oito Baixos", maior referência sobre o acordeon diatônico brasileiro na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário